PROJETO DE FORMAÇÃO COM TURMA DO ASEMA
SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Confiram os registros das crianças:
HORA DO CONTO
Estamos reiniciando as atividades da Hora do Conto para as crianças da Educação Infantil. Toda semana cada turma terá um horário específico onde a oficineira Ana Paula Souza desenvolverá técnicas diversificadas para contar as histórias e estimular as crianças a manusearem os livros e adquirirem o hábito da leitura.
Senhores Pais, por favor continuem esse trabalho em casa, se não possuem livros de história, usem a imaginação e inventem suas próprias histórias. pensem que um dia essas mesmas histórias poderão estar sendo contadas para os seus netos.
Vamos lá, informação nunca é demais!!!!
Foi realizado um teatro para as crianças do Lar da Menina no dia 3, para dar inicio a programação comemorativa pelo Dia das Crianças no próximo dia 12 de outubro.
Desenho do menino Angelo Galina - Pré Nível B - 5 anos
CAPOEIRA
CULINÁRIA
DANÇA
Oficina: EXPRESSÃO CORPORAL
Professora: Carlusa Ani Marchioro Bruschi
Formação : Graduada em Educação Física pela UPF (2004), Especialista em Educação pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU (2006),
“As aulas de Expressão Corporal acontecem semanalmente, ás sextas-feiras com o tempo de 45 minutos cada turma. É uma aula onde através da dança e do movimento as crianças expressam seus sentimentos e emoções.
Ainda, vivenciam momentos de percepção do corpo no tempo e no espaço interagindo com o meio e com os colegas através de vários estilos de dança. O processo de ensino é fundamentado no paradigma que entende o sujeito como corpo vivo, sendo assim durante a execução das atividades as crianças não apenas reproduzem os movimentos mas também contribuíem na criação dos mesmos. Quanto aos conteúdos são de fácil assimilação motora, de conhecimento regional e popular não preocupando-se com aspectos físicos e sim com o movimentar-se espontâneo.”
Ainda, vivenciam momentos de percepção do corpo no tempo e no espaço interagindo com o meio e com os colegas através de vários estilos de dança. O processo de ensino é fundamentado no paradigma que entende o sujeito como corpo vivo, sendo assim durante a execução das atividades as crianças não apenas reproduzem os movimentos mas também contribuíem na criação dos mesmos. Quanto aos conteúdos são de fácil assimilação motora, de conhecimento regional e popular não preocupando-se com aspectos físicos e sim com o movimentar-se espontâneo.”
DANÇAR é um dos maiores prazeres que o ser humano pode desfrutar, é esculpir no ar figuras harmoniosas que nascem de um pulsar da música.
QUEM DANÇA É MAIS FELIZ!!!!!
CERC - Clube Esportivo, Recreativo e Cultural.
Orlei Bernardo dos Santos
Acadêmico do Curso de Pedagogia-Séries Iniciais
ULBRA – Canoas, RS. Pólo DOM - Erechim, RS.
“Através dos jogos e das brincadeiras, a criança satisfaz algumas de suas necessidades básicas, tanto no campo físico como no psíquico e social.
Neste conceito de respeito pelo “ser criança”, inclui-se pelo direito ao lazer. Este, assegurado pelo ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, no Capítulo II, Artigo 16, inciso IV. ‘Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade”. “Brincar, praticar esportes e divertir-se’.
Diante desses fatos, criou-se há cinco anos o projeto CERC-Clube Esportivo, Recreativo e Cultural do Lar da Menina, objetivando levar às crianças o prazer de divertirem-se em condições de liberdade e participação, com auxílio de um educador monitor. Segundo Gadotti, 2000 pág. 252, afirma: [...] o educador é um mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação. Ele precisa construir conhecimento a partir do que faz e, para isso, também precisa ser curioso, buscar sentido para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer dos seus alunos.
O próprio fato de estar em fase de crescimento faz com que a criança sinta a necessidade de movimentar-se. Os jogos e brincadeiras, por vezes, exercitam de maneira variada todas as possibilidades físicas da criança: resistência física, respiração, força muscular, flexibilidade das articulações, habilidades variadas...
Quando observamos o grupo de crianças jogando, brincando, percebe-se como são felizes. Vivendo o mundo idealizado por elas nesse momento.Procura-se com essas aulas, resgatar brincadeiras “mais antigas”, e atuais como: andar com pernas de pau, brincadeiras e cantigas de roda, jogos de mesa, banda de lata ( com material reaproveitado), jogos com bola, teatro com fantoches, danças diversas (sala de expressão corporal), passeios diversos para integração...
Podemos criar com essas atividades, todas as situações no processo cognitivo e de socialização e ajuda a criança na convivência com seu grupo de colegas. Diante disso, Ferreira, 2007, pág. 9 afirma: [...] a educação é responsável por produzir seres humanos, riquezas individuais, únicas e singulares, por isso mesmo imprescindível. Sendo assim, é fundamental que o educando sinta desejo de aprender e aprender, que ele se sinta bem no ambiente escolar e participe de todas as atividades que lhe são propostas.
Podemos sintetizar alguns valores dessas atividades realizadas da seguinte maneira:
- Fonte sadia de realização pessoal e diversão;
- Maneira de desenvolver-se fisicamente;
- Estímulo ao progresso e desenvolvimento da personalidade;
- Descoberta de capacidades e limites;
- Meio de cura para possíveis traumas e complexos;
- Descoberta do valor da pessoa humana e respeito pelo ser criança;
Quando vamos a aula do CERC, temos presente alguns itens que devemos preservar: A idade das crianças para escolher os jogos e brincadeiras adequadas; O fator tempo: chuvoso, frio sol...; o lugar onde se realizará a atividade: se ao ar livre, sala fechada, campo, quadra...; O solo: terra, grama, na quadra com lajotas...; O material a ser utilizado (observa-se aqui a utilização de materiais recicláveis confeccionados na própria entidade pelas crianças. Como exemplo, derrubar latas com bolas de jornal ou meia com um “bodoque”).
Conciliando o lúdico com o didático, os alunos em sua maioria conseguem sair do mundo imaginário para o real com prazer, elaborando conceitos, valores e hábitos, através das brincadeiras, dos jogos e da cultura, elementos indispensáveis para o desenvolvimento humano.”
AS OFICINAS:
As oficinas/projetos que atualmente estão sendo oferecidos em nossa entidade são os seguintes:- Culinária,
- Capoeira,
- Informática,
- Dança,
- Clube Esportivo, Recreativo e Cultural,
A maioria dessas oficinas/projetos são oferecidos para as crianças e adolescentes do ASEMA, a Educaçã Infantil também possuem outras atividades:
- Casa de Bonecas,
- Motoca,
- Biblioteca,
- Sala de Expressão.
Um comentário:
Parabéns a todos que fazem parte das oficinas no nosso Lar da Menina. As oficinas são instrumentos preciosos para o desenvolvimento cultural e social das nossas crianças.
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