INCLUSÃO DIGITAL


OS DEPOIMENTOS ABAIXO SEGUEM COMO AUTOR DE DESCONHECIDO, PARA PRESERVAR A PRIVACIDADE DOS MESMOS.













A Inclusão Digital já tem mudado a vida de algumas pessoas







 O uso do computador como ferramenta didática

A inserção dos computadores na escola, deve dar conta de um duplo desafio: social – preparação dos futuros cidadãos – e pedagógico – melhor atendimento às necessidades de aprendizagem dos sujeitos 
                  O uso do computador como ferramenta didática oferece a possibilidade de fazermos uso de diferentes mídias como: textos em diferentes formatos ( uso de editores de textos), variados tipos de sons ( softwares específicos para produções sonoras, fala, efeitos, etc), imagens ( tratamentos de fotos, edições de imagens, filmes, desenhos animados). O uso do computador não educação consistiria simplesmente na informatização dos meios tradicionais de instrução. “No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento”, quebra de paradigmas que muda o foco de ensino onde deixa apenas de ser o professor um transmissor de conhecimentos podendo ele utilizar outro meio
Cada professor embasado no seu Plano Pedagógico possui diversas maneiras de usar o computador para auxiliar e enriquecer suas aulas. Como o editor de texto, planilhas eletrônicas e software de apresentação que pode ser aplicado em diversos contextos e em diversas formas e são os mais utilizados pelos acadêmicos (as) para confecção de seus estudos na universidade.
            Sendo assim a utilização do computador no ambiente de aprendizagem, transforma e enriquece, tendo um resultado significativo, retornando o sentido prazeroso do processo de assimilação do conhecimento.
Uso do computador na escola  deve ter como partida usa utilização de maneira prazerosa para o educando, sendo assim utilizado como um plus para o Professor no seu dia-a-dia de educador. Através do uso de softwares educativos e direcionado atividade que deseja realizar, antes de tudo o professor dever em mente qual das habilidades de seus educando ele pode despertar com a utilização de terminado software sendo assim buscar sempre atividades que contribuirão na necessidade de seus educandos.
Outro fato que necessário lembrar que para alguns gestores acreditam que uso do computador na escola deve ser feito de maneira padrão como ocorre lá fora com as empresas que fornecem  curso profissionalizante de informática, mas já ambiente no escolar a utilização do computador não deve parti de maneira tecnicista, mas sim usado como ferramenta didática, de maneira prazerosa introduzindo aos poucos, se introduzirmos o computador de forma tecnicista no ambiente escolar em determinados educando acabamos quebrando aquele sentimento que o educando cria quando ele  usar  o computador de maneira mais lúdica, passa a encara o computador de maneira pesada e sem muita motivação para novas descobertas.
 Já quando ele é introduzido como uma ferramenta didática ele pode ser utilizado em várias áreas do conhecimento, podendo realizar inúmeras atividades independe do educando ter conhecimento técnico do computador. Aluno começará utilizar dentro de sua rotina escolar, partindo inicialmente de uma pré definição do educador que direcionará  de qual maneira fará para que o mesmo possa ter acesso ao uso computador como uma ferramenta dentro de seus processo de aprendizagem escolar, contemplando seu conhecimento já adquirido dentro da sala de aula e respeitando suas limitações.É importante lembrar que nem sempre o profissional que trabalha na sala de informática é o mesmo professor da sala de aula, sendo assim é necessário que ocorra um trabalho em equipe entre professor da sala de aula e o professor da sala  de informática, só assim realmente conseguiremos utilizar o computador como ferramenta no processo de aprendizagem escolar.


Profª Angélica Alves  Especialista em  Gestão da Tecnologia e Desenvolvimento da Informação com ênfase em na Informática na Educação e Licenciatura Plena em Sistemas para Internet.

10 comentários:

Anônimo disse...

nossa que legal o testo é muito legal,emanuel

Mari Lucia cogo disse...

Prof.o uso do computador em sala de aula tudo se transforma. É muito legal.

Francieli disse...

A Inclusão Digital veio prá nos ajudar a resolver pequenas coisas do dia a dia!!
Frã

Ana Paula Souza disse...

Viva O lar da menina na era digital!!!
Valeu profe Angélica!!!
bjokas

Andrea disse...

Estamos cada vez mais conectados com o mundo. Isso é muito bom!
Bjos!

Iracema disse...

Parabéns professora Angélica. O texto é maravilhoso.Para mim foi mais um instrumento de aprendizagem.
Iracema.

Rosana disse...

lindos depoimentos...o texto também. Abraços

Lorena M Fernandez disse...

O Lar da Menina está de parabéns, iniciou este trabalho com computadores doados por pessoa da comunidade, hoje graças ao esforço da equipe diretiva e profissionais, conseguimos através de projetos ousados, montar uma sala com computadores novos, onde todos os atores do Lar da Menina, sejam eles, crianças, profissionais, voluntários tem a opotunidade de aprender cada vez mais sobre inclusão digital.
Beijos a todos.

Ivanir Morillos disse...

Pessoal da "Inclusão Digital".
Parabéns para nós todos que tivemos essa possibilidade de nos enriquecer nesse campo de conhecimento.
Veleu D++++++...

Salete disse...

Parabéns a nós mesmos pela oportunidade de podermos fazer este curso de inclusaõ digital.