Por que você gosta de vir pro Lar da Menina? Ele é importante para você?
“Por que eu brinco, vou no parquinho, brinco com as amigas. Gosto de estudar por que é importante aprender, gosto de modelar, de contar os números, aprender o ABCD, pintar com tinta, conversar na rodinha.” Eduarda Mazurkevicz Mello. 5 anos
“Por que gosto de brincar com os coleguinhas, ir no parquinho, estudar, fazer trabalhinhos, andar de bicicleta, falar o ABC. Gosto dos meus colegas e da profe.” Murilo de Lima dos Santos – 5 anos
“Gosto de desenhar, da aula de dança, de computação, fazer bolinhas de papel crepom, brincar de esconde-esconde, no parquinho. Gosto de ajudar na sala de aula, contar os números. Aqui no Lar eu gosto da Nati, do Maikel e da profe, bom de todos.” Eduarda Cordeiro – 5 anos.
“ Prá estudar. Eu gosto de estudar e brincar aqui no Lar, fazer computação, gosto de fazer trabalhinhos. Aprendi que tenho que guardar a minha roupa e os meus brinquedos. A profe me ajuda fazer os trabalhinhos me empresta a borracha. Ela faz trança no meu cabelo, duas! Gabrieli de Lima Ferreira – 5 anos.
Crianças entre 4 e 5 anos de idade, inspiradoras que vivem no mundo do faz de conta, sem se dar conta que é a melhor idade.
ROTINA:
HORA DO ALMOÇO
BONS HÁBITOS ALIMENTARES
A criança que se alimenta adequadamente, adoece menos,tem mais vitalidade, disposição e energia para fazer tudo aquilo de que gosta.
A comida oferecida na entidade para as crianças e proporcionada adequadamente, saudável, equilibrada, variada, colorida e contém todos os nutrientes que ela precisa para desenvolver bons hábitos alimentares.
A entidade atualmente vem se preocupando muito com a educação nutricional das crianças, e criar hábitos alimentares saudáveis e uma de suas metas bem como incentivar e orientar os pais a fazerem o mesmo.
A comida oferecida na entidade para as crianças e proporcionada adequadamente, saudável, equilibrada, variada, colorida e contém todos os nutrientes que ela precisa para desenvolver bons hábitos alimentares.
A entidade atualmente vem se preocupando muito com a educação nutricional das crianças, e criar hábitos alimentares saudáveis e uma de suas metas bem como incentivar e orientar os pais a fazerem o mesmo.
HORA DA ATIVIDADE
TURMA DO MATERNAL
Perfil
A turma do Maternal é composta por seis meninas e cinco meninos na faixa etária entre três e quatro anos. São alunos afetivos, integrandos com os demais membros da Comunidade Escolar, desenvolvendo assim seus aspectos físicos, cognitivos, auto-estima e afetividade .
ROTINA
A turma do maternal possui uma rotina semanal organizada da seguinte maneira:
- segunda-feira: dia do brinquedo
- terça-feira: dia da bola
- quarta-feira: dia da motoca ou bicicleta
- quinta-feira: dia do filme
- sexta-feira: dia do livrinho
Para que a família participe e colabore com a rotina semanal da turminha, foi confeccionado pelas crianças, um ímã de geladeira com a referida rotina.
DEPOIMENTO
· Nome da mãe: Cassia Briskiewicz
· Aluno: Cassiano A. Briskiewicz dos Santos Silva.
· Turma: Berçário 3
Mamãe, gostaria que você desse um depoimento, de como você percebe a importância do trabalho desenvolvido com seu filho, na turma do Berçário 3, com relação a aprendizagem, os cuidados, e os valores despertados e aprofundados no mesmo:
Sou muito feliz por ter a Escola Favinhos de Mel presente na vida de meu filho Cassiano. Sou lisonjeada de ter essa ligação com a Entidade, o Cassiano tem 3 anos e já sabe contar, cantar, rezar, pedir por favor, obrigada. Infelizmente não demos total atenção para nossos filhos por conta dos compromissos, mas devo meu total respeito e consideração para com a entidade onde considero pessoalmente uma segunda família de meu filho.Fico surpresa e emocionada quando o Cassiano traz seus trabalhos para casa e me mostra com alegria. E passo a gostar mais ainda quando vejo que o Cassiano está crescendo nesse ambiente de respeito, amor, e dedicação. Me emocionei em todas as datas especiais onde ele traz trabalhinhos para casa desde o Berçário1 até hoje no Berçário 3, onde sempre foi estimulado à aprendizagem das crianças, mas mesmo rabiscados e sem sincronia a homenagem do dia das Mães, foi um presentão.
Vejo a Entidade e escola Favinhos de Mel, muito importante para nossa cidade, pois meso com doações, e contribuições busca ajudar nossa população, se envolvendo com os pais, a crescer e evoluir nesse mundo de injustiças onde uns tem de mais e outros muito pouco.
Para quem não sabe, a Entidade através de doações distribui o pão que muitas vezes é colocado em nossas mesas, onde muitas vezes não temos. O profissionalismo dos funcionários é fora de sério. De tijolo em tijolo vamos construir...
A vocês muito obrigada!
Mamãe Cassia (Berçário 3).
CURIOSIDADE DA TURMA DO BERÇÁRIO 3:
· Experiência: Refletindo o arco-íris.
Material: -Recipiente grande de vidro
-Água
-Espelho
-Lanterna
-Massa de modelar
-Cartolina branca
1) Coloque água no recipiente, até quase a borda. Posicione o espelho inclinado, fixando com um pedaço de massinha.
2) Ilumine o espelho com a lanterna. A luz vai refletir na água e será projetada no papel branco, formando o arco-íris.Você deverá ir ajustando o papel e o espelho até encontrar o melhor ângulo.
3) Observe: A decomposição da luz branca do Sol nas cores do arco-íris.
Desfralde
Abandonar a fralda faz parte da evolução de qualquer criança. Todavia, umas conseguem ultrapassar esta etapa mais cedo do que outras. Para o conseguirem é necessário que tenham todo o nosso apoio e incentivo para obterem o controle dos esfíncteres.
Retirada de Fraldas
Sabemos que o momento de desfralde é algumas vezes complicado, tanto para nós quanto para as crianças. Este momento não deve ser motivo de ralhos ou chantagem. Pais e demais pessoas que acompanham o desfralde não devem zangar com a criança pois os escapes fazem parte deste processo.
Família e escola devem estar envolvidas neste processo.
Uma vez tirada a fralda, é importante que só seja colocada novamente na hora de dormir. Fica muito confuso para nossas crianças entenderem este “coloca e tira” de acordo com as nossas necessidades.
Família e escola devem estar envolvidas neste processo.
Uma vez tirada a fralda, é importante que só seja colocada novamente na hora de dormir. Fica muito confuso para nossas crianças entenderem este “coloca e tira” de acordo com as nossas necessidades.
Pesquisa realizada pela turma do Berçário 2
Pátria, Nossa Terra, Nossa Gente!
Com o objetivo de desenvolver o respeito, admiração e o espírito patriota; instigar e sensibilizar sobre a importância da conscientização de cada um em relação a nossa Pátria, como seres dela e parte dela, realizou-se nas turmas do Berçário 3 e Maternal diversas atividades referentes ao tema como: a construção de um óculos da Pátria para os alunos verem o mundo de outra forma. A confecção de uma espada com papel reciclável para despertar o orgulho e a consciência da importância da proclamação da República e do papel de cada cidadão.
Com os cavalinhos de pau demonstraram a bravura que possuem por nossa história. Valorizando as produções grupais registra-se as atividades de confecção de cartazes com os seguintes títulos: “O Brasil é nosso” (Berçário 3), “Nossa Terra Nossa Gente” (Maternal).
Como algo para ficar registrado na entidade também deu se início a construção de um livro gigante: PÁTRIA É...
Estas atividades possibilitaram o desenvolvimento dos seguintes conteúdos: conscientização sobre o cuidado com o nosso meio, identificação e significado das cores da Bandeira, diversidade humana e cultural, percepção tátil, coordenação, psicomotricidade, auto-estima, utilização de diferentes materiais, socialização, datas comemorativas, importância da nossa terra (rios, matas, ar), conscientização ecológica.
Como algo para ficar registrado na entidade também deu se início a construção de um livro gigante: PÁTRIA É...
Estas atividades possibilitaram o desenvolvimento dos seguintes conteúdos: conscientização sobre o cuidado com o nosso meio, identificação e significado das cores da Bandeira, diversidade humana e cultural, percepção tátil, coordenação, psicomotricidade, auto-estima, utilização de diferentes materiais, socialização, datas comemorativas, importância da nossa terra (rios, matas, ar), conscientização ecológica.
Turmas : Berçário 3 e Maternal
Professoras:
Marilete Grans Beck e Idiani Fátima Czosnecki: pedagogas com habilitação para Educação Infantil, Séries Iniciais e Disciplinas específicas.
TRADICIONALISMO: CONSTRUINDO PARA O FUTURO
A cultura, assim tem por finalidade adaptar o indivíduo não só ao seu ambiente natural, mas também do seu lugar na sociedade. Toda a cultura inclui uma série de técnicas que ensinam ao indivíduo, desde a infância, maneiras de como se comportar na vida grupal. E graças à Tradição, essa cultura se transmite de uma geração a outra, capacitando sempre os novos indivíduos a integração na vida em sociedade. Precisamos valorizar e cuidar do que foi regionalizado e difundido por tantos bons GAÚCHOS que já não estão entre nós.
Assim com o intuito de despertar nas crianças o respeito e o conhecimento pela nossa cultura gaúcha, as turmas do Pré Nível A e Pré Nível B, realizaram atividades a respeito da mesma. Além das atividades realizadas em sala de aula, as crianças tiveram a oportunidade de participar do desfile do dia 20 de Setembro, realizado no nosso município em comemoração ao Dia do Gaúcho. Também durante a semana as crianças, utilizaram vestimentas da indumentária gaúcha.
Professoras: Francieli Dall´Agnol - Pedagoga, Habilitada em Séries Inicias, Mari Lucia Cogo - Pedagoga, Especialista em Educação Inclusiva.
Boi Bumbá – Folclore
Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição, ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte.
Com o objetivo de vivenciar e valorizar as manifestações da cultura brasileira, foi realizado na turma do Berçário 2 um projeto voltado a conhecimentos populares. Aproveitando o variado, rico e atraente mundo do folclore, este trabalho foi realizado através de uma série de atividades como: histórias, lendas, cantigas de rodas, brincadeiras, construção de brinquedos folclóricos e canções de ninar.
Dentre elas, o que mais chamou a atenção das crianças, tanto na sua construção, como na hora de manusear e brincar, foi o Boi Bumbá. Eles participaram na hora de colar os retalhinhos de E V A, passar a cola com gliter e montar o corpinho ajudando a colar cada parte. Depois de pronto foi só brincar e se divertir!
Professora: Andrea Claudia Lemos Wawrzonkiewicz, Pedagoga com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais.
Esta idéia foi retirada do site
Materiais necessários
• Cola Branca
• Rolo de papel higiênico
• Copinho de Danoninho
• Retângulo de papel camurça
• Pedacinhos de E V A
• Cola com gliter
• Bolinhas de papel preto para os olhinhos e chifres
• Palitos de sorvete
• Tesoura
Para montar:
Quebre os palitos de sorvete no meio, cole-os no rolo de papel higiênico para formar as patas do boi.
Recorte o pote de Danoninho para obter o formato da cabeça do boi.
Desenhe os chifres no papel e recorte.
Cole os olhinhos e os chifres no copinho.
Cole o copinho no rolo de papel higiênico.
Colar o retângulo de papel camurça depois que as crianças decoraram.
Para aprimorar o projeto sobre o Dia dos Pais, realizou-se um questionário com as turmas da Educação Infantil e Asema, com o objetivo de proporcionar um momento de interação entre pais e filhos, ou pessoas que representam a figura paterna na vida das crianças (vô, tio. Padrinho), onde puderam fazer comparações estabelecidas no questionário, como por exemplo, idade, cor preferida, sonhos, etc.
A atividade foi muito positiva, pois facilitou outras estratégias para trabalhar o Dia dos Pais, onde os alunos registraram os diálogos realizados, trabalhando assim conteúdos fundamentais para o desenvolvimento das crianças, como por exemplo; Identificação do nome dos Pais, Esquema Corporal, Socialização, Expressão oral, Importância dos Pais.
Professora; turma do Maternal; Idiani Fatima Czosnecki;Formada em Ensino Médio com habilitação para o Magistério;
Curso superior; Pedagogia ; Educação Infantil e Séries Iniciais.
23 comentários:
Lindo trabalho!!!!
parábens
Essas crianças, são uam dádiva de Deus!!!!
Idi bem lega!
Parabéns!
Frã
Idi, que trabalho bonito, foi um presente maravilhoso de sua turma para seus pais. Parabéns.
Que lindo! E como as crianças se empenharam... Adorei!
Uau!como eles estão dedicados, Parabéns!
Parabéns...
Que lindo, como eles são criativos.
Que lindo, como eles são criativos.
Seu trabalho é muito lindo!
Com certeza é feito com amor e dedecação!
amei!
olicherIDI; Gostei das atividades que realizou com seus baixinhos.Achei muito criativas,bem trabalhadas,e de acordo com a faixa etaria.Parabens.
ANDRÉAAA AMEEIII ESTAS FOTINHOS!!!
MUITO LINDAS! E O BOI BUMBÁ ENTÃOOO... A MINHA CARA! AMARELOS!!! HEHEHE!
PARÁBENS!
Educadoras .
Trabalhar com Educação Infantil é uma Missão das mais importantes, pois nossa personalidade se estrutura neste período da vida.
Voces estão não só de parabéns mas merecem todo nosso reconhecimento.
Um grande beijo.
parabéns profes pelo trabalho, é isso aí, sempre fortalecendo os vínculos familiares. Um grande beijo, saudades.
Idi você e muito importante para a Isa muito obrigado pelo carinho e cuidado que voce tem por ela e as outras crianças BJS. Ana
Andreia adorei ver os pequeninos mais o Vitor B EU AMO DE MAIS PARABENS pelo trabalho que você faz com eles Ana
parabéns as nossas crianças estão cada vez mais inteligentes amei os trabalhinhos
amei os trabalhinhos parabéns
Legal, as atividades desenvolvidas são contagiantes! E os alunos são muito fofos!Parabéns! Lorena Sandri
lindos os baixinhos trabalhando com folclore bjs
uau estas turmas estão muito empenhadas lindos trabalhos colegas, parabéns crianças pela dedicação.BEIJOCAS
Postar um comentário