Dicas e cuidados sobre o uso da chupeta.
A chupeta popularmente conhecida como “bico” há séculos está inserida nas nossas vidas e estamos habituados a fazer o uso dele para acalmar bebês. Muitos sãos os questionamentos a respeito desse assunto que tem gerado polêmica até mesmo entre profissionais da saúde e por isso os pais acabam recebendo conselhos contraditórios.
Aqui estão algumas dicas que segundos esses profissionais afirmam serem importante para o bom uso da Chupeta.
Como usar a chupeta (bico).
- Use chupetas ortodônticas e adequadas para a idade do bebê (procure informações na embalagem).
- Mantenha as chupetas sempre limpas.
- Troque a chupeta se notar que está desgastada, furada ou grudenta.
- Nunca mergulhe a chupeta em alimentos doces como açúcar para fazer o bebê parar de chorar, esses costume pode provocar cáries.
- Limite o uso da chupeta ao estritamente necessário como durante crises de cólicas ou na hora de dormir.
Desvantagens do uso da chupeta.
- Problemas dentais: O uso prolongado de chupeta e o costume de chupar o dedo podem causar problemas no desenvolvimento dos dentes, principalmente se a criança ainda tiver o hábito quando os dentes permanentes já estiverem nascendo.
- Problemas de fala: O uso da chupeta impede os bebês de emitir sons do tipo “gugu-dadá”, “agu”, que são uma etapa importante do processo de aprender a falar. Em crianças maiores, reprime a fala, inibindo o desenvolvimento da linguagem. Esse tipo de problema é amenizado se o uso da chupeta ficar limitado á hora do sono.
Como largar a chupeta.
- Vá diminuindo aos poucos os períodos em que permite o uso da chupeta.
- Restrinja a chupeta a momentos críticos do dia como a hora de dormir ou quando seu filho está doente, se sentindo mal. Seja firme.
- Incentive a criança a dar todas as chupetas para alguém nem que seja o Papai Noel ou o Coelhinho da Páscoa. E depois que ela der, faça de tudo para não voltar atrás. Se não houver nenhuma data apropriada próxima, você pode inventar a “Fada da Chupeta”, que deixa um presentinho em troca.
Essas são algumas dicas que podem ajudar a vocês Papais e Mamães a cuidar da saúde bucal de seus filhos de forma saudável e sem maiores problemas no futuro.
Pesquisa realizada pela turma do Berçário1.
Professora: Nelci Fátima de Góes Carvalho.
Pedagoga com Habilitação em Educação Infantil e Séries Iniciais.